Weather (state,county)

Peça de Jô Soares "Histeria" chega à Natal pela primeira vez no Teatro Riachuelo.

Imagem relacionada
Comédia que une psicanálise e surrealismo em única apresentação. Um encontro inusitado e bem-humorado entre o pai da psicanálise, Sigmund Freud, e o pintor surrealista Salvador Dalí marca a trama da peça “Histeria”, em cartaz domingo, 30 de julho no Teatro Riachuelo Natal. No palco, Lorival Rizzo e Cássio Scapin vivem os personagens principais da montagem que conta com direção de Jô Soares.

A história se passa em 1938. Dalí visita Freud, já à beira da morte. Numa das sequencias, o pintor vai ao consultório do psicanalista – que atrapalhado por uma série de situações cômicas anteriores, encontra-se segurando uma bicicleta coberta por caramujos, com uma das mãos presa dentro de uma galocha e com a cabeça enfaixada numa espécie de turbante. Fascinado pela visão, o artista diz: “O que Dalí vê apenas em sonhos, você vive na realidade!” A ideia é colocar frente à frente a psicanálise e o surrealismo, a psiqué humana e o delírio imaginário. 

A peça tem produção de Rodrigo Velloni e conta também com os atores Erica Montanheiro e Milton Levy. Escrita em 1993, a comédia do britânico Terry Johnson ganhou direção de John Malkovich e foi aclamada pela Europa. Em Paris, a montagem chamou a atenção de Jô, que traduziu o texto e dirige a versão brasileira.

Durante o período retratado na peça, as certezas de Freud são questionadas por duas outras personagens, enquanto a obra de Dali é satirizada numa visão que faz paródia dele próprio. Entre diálogos inteligentes, situações farsescas, ritmo frenético e até alucinações, surge um questionamento: retirar a essência do mito é minar o fundamento da fé?

O espetáculo usa a linguagem do humor para inserir o público em temáticas complexas e não cotidianas. O autor coloca “respiros dramatúrgicos” para que reflexões mais profundas possam ser feitas. O recurso busca colocar a plateia em “mais uma vertiginosa sequencia de situações hilariantes e de apelo popular. Uma grande demonstração da elaborada carpintaria teatral de Terry Johnson”.

Dia: 30 de Julho às 19hs
Ingressos: R$ 120,00 a R$ 160,00
Local:  Teatro Riachuelo - Av. Bernardo Vieira 3775 - Shopping Midway Mall - Piso L3
Classificação: 14 anos
Peça de Jô Soares "Histeria" chega à Natal pela primeira vez no Teatro Riachuelo. Peça de Jô Soares "Histeria" chega à Natal pela primeira vez no Teatro Riachuelo. Reviewed by Anônimo on 10:31:00 Rating: 5

Nenhum comentário

Business

[recent]

Latest in Sports

[Agenda]